O Dia Internacional da Juventude (12 de agosto) e o Dia do Estudante (11 de agosto) são mais do que datas comemorativas — são marcos para refletirmos sobre o futuro que queremos para as novas gerações.
Nesses dias, celebramos o potencial, a energia e a criatividade dos jovens, mas também reforçamos a nossa responsabilidade em criar oportunidades para que eles se desenvolvam de forma integral, indo além do aprendizado acadêmico.
O esporte, quando incorporado de maneira estruturada ao contexto escolar, é um poderoso instrumento de transformação. Ele não apenas fortalece o corpo, mas também molda o caráter, estimula a mente e ensina valores que se refletem por toda a vida.
Segundo a UNESCO (2015), a Educação Física de Qualidade promove atitudes positivas em relação à atividade física, reduz a probabilidade de comportamentos de risco e contribui para o desempenho acadêmico — benefícios que transcendem a quadra e a sala de aula.

Ciência que confirma o valor do esporte na juventude
As evidências científicas são claras: jovens que praticam atividade física regular apresentam melhores resultados escolares e competências socioemocionais mais desenvolvidas.
Uma revisão sistemática de 41 estudos concluiu que a prática crônica de atividade física produz efeitos positivos de magnitude média no rendimento escolar (ALVAREZ-BUENO et al., 2020).
Outros estudos corroboram esse cenário:
• Intervenções em mais de 10 mil crianças mostraram ganhos em matemática, leitura e comportamento em sala (DONNELLY et al., 2016).
• Atividades integradas ao currículo escolar apresentaram impacto expressivo no desempenho acadêmico, especialmente em matemática (WATSON et al., 2023).
• Revisões apontam que mais da metade das associações entre atividade física e desempenho escolar são positivas, com efeitos também sobre a atenção, memória e disciplina (RASBERRY et al., 2011; SEMBER et al., 2020).
Esses achados reforçam que movimento e aprendizado caminham juntos. O esporte é capaz de estimular funções cognitivas essenciais, como memória e atenção, e ao mesmo tempo desenvolver habilidades socioemocionais, como cooperação, disciplina, resiliência e respeito.
A experiência viva do IEVP:

No Instituto Esportivo do Vale do Paraíba (IEVP), o Programa Escola Ativa traduz essas evidências em resultados concretos.
Em junho de 2025, pesquisas de satisfação apontaram que:
• 95,9% dos gestores avaliam as aulas como excelentes ou boas para o desenvolvimento integral dos alunos.
• 99,3% dos responsáveis observam desenvolvimento físico e 93,4% percebem melhora nas interações sociais.
• 90,3% dos alunos relatam melhora no rendimento escolar, e 96,3% reconhecem que o esporte fortalece o trabalho em equipe.
• 96,7% dos professores percebem evolução significativa na vida escolar e pessoal dos estudantes.
Além dos números, há histórias: jovens que antes faltavam às aulas e hoje participam com entusiasmo; alunos mais disciplinados, confiantes e integrados socialmente; famílias que percebem mudanças positivas em casa; escolas com clima mais harmonioso.
Celebrar, investir e ampliar
O Dia da Juventude nos lembra que investir no esporte escolar não é gasto — é formação de futuro.
Cada treino, cada jogo e cada aula de educação física é uma oportunidade de educar para além dos conteúdos curriculares, cultivando hábitos saudáveis, desenvolvendo competências e formando cidadãos mais participativos.
Com base nas evidências científicas (UNESCO, 2015; DONNELLY et al., 2016; ALVAREZ-BUENO et al., 2017, 2020; RASBERRY et al., 2011; SEMBER et al., 2020; WATSON et al., 2023) e na experiência prática do IEVP, reforçamos que juventude e esporte são aliados inseparáveis para uma sociedade mais saudável, inclusiva e preparada para os desafios do amanhã.

Referências:
ALVAREZ-BUENO, C. et al. Academic achievement and physical activity: A meta-analysis. Pediatrics, v. 140, n. 6, p. e20171498, 2017. DOI: https://doi.org/10.1542/peds.2017-1498.
DONNELLY, J. E. et al. Physical activity, fitness, cognitive function, and academic achievement in children: A systematic review. Medicine & Science in Sports & Exercise, v. 48, n. 6, p. 1197-1222, 2016. DOI: https://doi.org/10.1249/MSS.0000000000000901.
RASBERRY, C. N. et al. The association between school-based physical activity, including physical education, and academic performance: A systematic review of the literature. Preventive Medicine, v. 52, p. S10-S20, 2011. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ypmed.2011.01.027.
UNESCO. Quality Physical Education: Guidelines for Policy-Makers. Paris: United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, 2015. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000235409. Acesso em: 12 ago. 2025.



